A implantação do escritório ou consultório é a realização de um grande sonho para o profissional liberal e envolve muito mais do que a suas habilidades ou boa atuação no mercado.
Não adianta muito pensar em mergulhar no desafio de um projeto ou iniciar uma obra sem entender a magnitude do momento para impulsionar definitivamente a sua carreira profissional.
Reduzir todo o potencial de uma obra ao resultado de um espaço decorado - e muitas vezes sem identidade - faz com que você perca uma janela de oportunidade para causar maior impacto nos seus clientes e rentabilizar melhor seu conhecimento.
Então, antes de avançar na decisão de reformar ou construir a sua empresa, questione-se quantos aos seus objetivos e percorra algumas etapas que podem garantir o sucesso do empreendimento.
É uma grande oportunidade para discutir perspectivas inovadoras, inovar seus produtos e serviços, fortalecer seus times e a cultura da sua empresa como também criar ambientes mais cooperativos, saudáveis e inovadores.
Aqui, vamos falar sobre isso e de como profissionais liberais, como médicos, advogados, dentistas, educadores e terapeutas podem criar valor único e potencializar seus investimentos nesse mercado cada vez mais transdisciplinar.
Etapas de implantação do seu negócio
Vamos resumir o universo de decisões em 04 passos: sua marca (qual a mensagem que você quer transmitir); investimento (qual o recurso disponível); local (um importante ponto de contato) e realização (onde se define - e realiza! - o planejamento de implantação).
#1 . Marca: Pense como um empreendedor
Falamos em novos negócios e empreendimentos como se pertencessem a uma categoria de pessoas, os empresários, destacados do universo comum da sociedade.
Parte dessa percepção deve-se à falta de formação acadêmica dos futuros profissionais liberais na esfera administrativa, financeira e de marketing para gestão de suas carreiras, como se somente a expertise técnica garantisse o seu sucesso profissional.
É comum o profissional liberal ficar mergulhado na sua atuação sem se atentar para o potencial que a sua imagem profissional tem na alavancagem da sua carreira. Isso que acaba por minimizar o valor da construção da sua marca no seu empreendimento. E como marca entendemos desde posicionamento de valores, naming, espaço físico até comunicação.
A implantação ou renovação do espaço físico é uma grande oportunidade para profissionais e empresários - como médicos, dentistas e advogados - impulsionarem as suas trajetórias na direção que planejarem.
Trabalhar a imagem profissional pessoal ou empresarial significa transformar a sua atuação numa marca que comunica valores e cria impacto no público. Essa imagem pode ser construída em cima da sua estratégia de negócios ou de valores pessoais .
#2 . Investimento: Por que falar sobre isso é importante?
É comum que quando confrontados com a pergunta de qual é o recurso disponível para implantar o negócio, o cliente se esquive da resposta. Como se a simples menção ao valor do investimento já consumisse todo o dinheiro reservado para empreitada e roubasse suas chances de realização.
Na verdade, acontece justamente o contrário: é essa simples expressão integral dos objetivos e metas do investimento na implantação da empresa que irá nortear as decisões e soluções do projeto e viabilizará a sua efetivação.
A análise dos objetivos e desafios globais do empreendimento são insights estratégicos. Nesta etapa preliminar, chamada de Estudo Introdutório de Viabilidade, deve-se observar as principais exigências do programa construído conjuntamente com o cliente - que inclui os fatores comportamentais, sociais e funcionais dos usuários - e objetivos, metas e especificidades únicas de implantação do projeto, contendo em si o design de serviço, para potencializar os limites do negócio e entregar a experiência plena aos usuários.
Falar sobre o recurso disponível é o pontapé inicial que vai mensurar em valores o tamanho do desafio do empresário e definir o pacote de serviços ideal para implantar o novo empreendimento sem sustos ou frustrações.
#3 . Local: o grande ponto de contato
Ponto de contato é toda a oportunidade que você tem de apresentar a sua marca para o seu cliente e a localização do seu negócio é definitivamente uma grande oportunidade de comunicar alguns dos seus valores para o seu público. A simples menção ao endereço carrega o imaginário que relaciona o produto ou serviço à qualidade, ticket médio, valor percebido, etc e deve ser alinhado a outros pontos como naming e comunicação verbal.
Ainda no Estudo Introdutório de Viabilidade, são feitas análises técnicas e diagnósticos para compra/locação de terreno/imóvel, alinhados às necessidades [atuais e futuras] do empreendimento que englobam levantamento cadastral e condicionantes legais, potencial construtivo, condicionantes ambientais e, por fim, investimento, para a escolha do local mais vantajoso. Como exemplo, podemos citar a vantagem da possibilidade de uso de uma área para além do espaço alugado como áreas de uso comum em espaços públicos ou privados. Foi o que ocorreu neste projeto que tinha localização perfeita mas só comportava o programa com o uso das áreas de varanda. Como o espaço estava ocioso, já que era no final do bloco, a negociação do direito de uso com o condomínio foi um sucesso.
Entender que cada decisão cria um novo ponto de contato com o cliente acaba por influenciar o peso de cada escolha mas é bem mais simples do que parece: basta imaginar a trajetória do cliente* para chegar até você e ir trabalhando cada ponto alinhado com a proposta do negócio. Maiores recursos podem ser investidos em pontos de contato de maior impacto, por exemplo, recepção e sala de reunião ou consultório.
O que te move? O que é essencial? O que é inegociável pra você?
O primeiro passo é ouvir as aspirações e necessidades do cliente para poder avançar de forma planejada e respeitosa na gestão de seu recurso financeiro.
* Lembrando que aqui estamos priorizando o espaço físico, mas esta trajetória pode começar antes no ambiente e atendimento virtual.
#4 . Realizar: planejamento é essencial
Que trabalho você quer ter? Que ambientes, relações, trocas e ganhos você deseja? O que deve acontecer primeiro?
Acreditamos que a melhor solução deve envolver o máximo de simplicidade na execução, como compromisso principal de projetar ambientes muito mais estratégicos e assertivos, que vão muito além da simples estética visual e do seu custo de execução, para impactar na forma como as pessoas interagem, sentem e consomem.
O bom projeto é o que garante uma boa execução, é o antídoto para o prejuízo na obra e é determinante no sucesso do empreendimento.
Como você vai chegar a esse lugar de sonho de ver seu negócio funcionando depende de colocar energia nessa fase.
Nunca inicie uma obra sem ter um orçamento físico-financeiro que estabelece custos (de material e mão de obra) e prazos realistas de execução. Lembre-se que prazos dependem da sequência de etapas de execução: muitos serviços dependem de outros realizados preliminarmente. Imagine: esquadrias - que tem prazo mínimo de 20 dias a partir da medição - dependem de piso e forro prontos; o mesmo para marcenaria planejada e painéis que tem prazos ainda maiores; por sua vez, forro depende de instalações; a instalação do piso depende do tipo escolhido e por aí vai...
Atropelar etapas força retrabalhos e custos intermináveis.
Orçamentos estourados na obra em geral são resultados da falta de um bom projeto. Projeto é planejamento. Cada decisão tomada na obra significa um novo custo, novo prazo e, em muitos casos, retrabalho. Tudo tem que estar no papel. É aí que deve haver modificações, não na execução.
Planejamento é fundamental. E ele começa lá na primeira entrevista, antes de se iniciar o projeto, quando o empreendedor relata sobre seus sonhos e recursos disponíveis.
E não acaba aí. Além de profissional liberal você é empresário, lembra? Você deve estar sempre empreendendo. Será necessário um trabalho constante na gestão da sua comunicação, atendimento, inovação em novos produtos e serviços, publicidade, etc.
Essa conexão tem consequências profundas. É como gerir uma orquestra. Ter um profissional que faça a gestão de todas as especialidades envolvidas e garanta a homogeneidade da comunicação pode ser uma opção a se considerar. Afinal, o tempo do empresário é recurso que deve ser empregado em outras frentes.
Entender a importância de se ter um time de profissionais comprometidos com os resultados da sua carreira pode ser um requisito essencial para manter a competitividade no mercado de forma sustentável e estratégica.
Esqueça decorar, pense em estratégia e planejamento. Potencialize seus recursos na hora que decidir como iniciar um negócio de sucesso.
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