top of page

Execução de obra: construa, transforme ou reforme seu espaço com planejamento

Aprender a planejar uma obra é o primeiro passo para não perder tempo ou dinheiro com erros na execução.



 

Determine o escopo e alcance do trabalho: projeto é planejamento


Para controlar os custos e os prazos de execução de obra, o ponto de partida é ter o máximo de conhecimento sobre o alcance do projeto o quanto antes. Os benefícios da gestão de projetos e obra tem início ainda na etapa do Estudo Introdutório de Viabilidade, ou seja antes do seu design de projeto iniciar, e vão ajudá-lo a começar forte e terminar ainda melhor estruturado.


Você deve saber que é a partir da análise dos objetivos e desafios do empreendimento e, claro, suas metas de investimento nesta etapa introdutória - repito, anterior ao projeto de arquitetura - que a gestão de custos se inicia.


Observe a clareza da definição de projeto no dicionário Michaelis.


projeto
pro·je·to
sm
1 Propósito de executar algo.
2 Plano detalhado de um empreendimento a ser realizado: Entregou ao futuro orientador seu projeto de tese.
3 Conjunto de ideias iniciais de um texto, geralmente provisórias: Fiz um projeto do que pretendo discursar como paraninfa da turma.
4 Esboço de trabalho que se pretende realizar: Sugeri algumas mudanças no projeto que a decoradora apresentou para o meu apartamento.
5 Plano de uma edificação, contendo descrições, plantas, orçamento, quantidade de pessoas envolvidas etc.: O projeto da minha casa de praia está muito bonito

Ora, projeto é planejamento e nada mais que um manual de execução de obra que deve conseguir antecipar problemas de forma eficaz, minimizar ou eliminar riscos, traçar projeções assertivas e garantir cumprimento de custo e de prazo.


Pesquisas realizadas em vários países da Europa, no sentido de apropriação de dados relativos às incidências e causa de falhas em edifícios, indicam que 35% a 50% das falhas têm origem na etapa de projeto, enquanto 20% a 30% têm origem na execução, 10% a 20% nos materiais, e 10% devido ao uso (NOVAES, 1998).

A partir desses requisitos básicos entendemos que a etapa não deve ser negligenciada e alvo de economia uma vez que tem um impacto bem significativo no custo da obra muito superior ao valor economizado em projeto.


No entanto, contar com o apoio de uma empresa especializada pode fazer a diferença no atendimento ao prazo e ao custo previsto já que observamos a importância de se contratar profissionais com experiência e interesse genuíno em atender aos propósitos e expectativas do cliente, seja profissional liberal ou empresário.

 

Mãos à obra: execução


Agora que você já sabe que o projeto é o investimento mais importantes que você fará, é hora de iniciar o plano de ação para dar início à execução da sua obra.


A partir dos projetos executivos, é calculado o custo estimado da obra, que será utilizado para a contratação da construtora. Por ser um orçamento preliminar, baseado em médias do mercado, pode ser considerado orientativo, podendo ocorrer variações dos custos diretos (como materiais e seus fatores de perda, rendimento e aproveitamento) e custos indiretos (mais atrelados aos serviços como administração, tributos sobre faturamento e salários). Esse percentual de variação é chamado BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), varia conforme a análise de cada projeto e gera um orçamento mais preciso e realista com margem de lucro.

O que é BDI? O termo BDI vem do inglês e significa Budget Difference Income, que no Brasil foi traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas. No cálculo do preço final, o BDI é um componente adicional aos custos diretos. Para chegar ao BDI é preciso apurar uma série de elementos atrelados ao preço da construção.

Definida a empresa responsável pela execução da obra, na fase da pré-construção é desenvolvido um planejamento físico-financeiro que orienta a sequência de serviços da obra, tanto na orientação da logística quanto dos suprimentos e equipes que serão locados. Aqui garante-se que os fornecedores operem de maneira segura, protegida e com qualidade para manter tudo dentro do cronograma e do orçamento.


Após o início da obra, o planejamento é refinado e o orçamento é finalizado com a concorrência de preços de materiais e serviços feito pela administração da obra . Existe ainda um acompanhamento diário do cronograma com a fiscalização de obras, orçamento e qualidade, e o cliente deve receber feedback real do cumprimento das etapas.


 

Encontre soluções favoráveis para a sua empresa


Executar uma obra exige uma gestão detalhada de uma equipe multidisciplinar, de conhecimentos técnicos diversos e de fornecedores que consomem tempo e recursos do empresário ou profissional liberal. As múltiplas demandas do investidor não permitem a ele alcançar a responsabilidade de eventuais atrasos ou aumento de custos. De quem foi a culpa: da construtora, do momento econômico ou do fornecedor? Uma gestão profissional minimiza estes impactos e traz tranquilidade ao receber com informações mais transparentes sobre processos e etapas.


É essencial ter alguém que fiscalize e acompanhe a obra de perto para garantir o retorno do investimento, ou seja, que o valor aplicado está sendo gasto conforme o planejamento.


Trabalhar com um único ponto de contato que assuma a responsabilidade por insights estratégicos e diagnósticos, conceitos de design, conexão de equipes, planejamento de implantação, viabilização financeira, potenciais linhas de crédito, execução de obra e até gestão da comunicação garante a sequência adequada na contratação dos serviços e direciona corretamente os recursos disponíveis.


Outra vantagem da gestão profissional é que permite antever e minimizar riscos e acontecimentos que possam afetar o cronograma, o orçamento e a qualidade do projeto como um todo. Dessa forma, nada é perdido e a visão do empreendedor é concretizada com sucesso.


A contratação do serviço 360 pode ocorrer ainda na escolha do imóvel e incluir assistência em a licenças, zoneamento, potencial construtivo e passivos ambientais. Em suma, são feitas análises técnicas e diagnósticos do imóvel para garantir a implantação. A partir daí, seguimos com as etapas descritas de projetos e execução na direção da realização da visão e metas do investidor.


Você tem um objetivo que está tentando alcançar, mas não sabe por onde começar? Nós ajudaremos você.






33 visualizações

Comments


bottom of page