top of page

como encontrar o espaço certo para a sua empresa

Para o profissional liberal, encontrar o espaço certo é uma das decisões mais importantes que se pode tomar. Saiba como escolher o melhor local para sua empresa!




 

Por onde começar?


Que tipo de localidade é mais adequado para a sua empresa? Como você pode encontrar um lugar que seja perfeito para o seu negócio?

O desafio de achar o lugar ideal para o seu empreendimento é uma das decisões mais importantes para o sucesso e passa antes por construir respostas para questões importantes:




 

#1 . Defina o tipo de empreendimento


Um bom ponto de partida ao procurar um espaço para a sua empresa passa por determinar que tipo de trabalho você faz e a área necessária.


Se você é profissional liberal, pode precisar apenas de alguns funcionários ou talvez nenhum! Nesse caso, um espaço de escritório menor com menos comodidades provavelmente seria suficiente, mas isso vai depender também da definição do tipo de público e da imagem que você deseja construir. Então, voltamos ao ponto inicial de qualquer empreendimento: programa de necessidades - sua estrutura organizacional e operacional - e o design de serviços. Não há como avançar sem mergulhar nessa abordagem e encarar os desafios que serão enfrentados.

Definições iniciais cumpridas, agora devemos também considerar o planejamento de necessidades futuras do seu empreendimento. Se você planeja expandir seus negócios a curto prazo, por exemplo, provavelmente precisará de mais espaço e deve pesar as soluções viáveis financeiramente. A implantação pode ser realizada em etapas, por exemplo.

 

#2 . Decida se é melhor alugar ou comprar


Alugar versus comprar um espaço de escritório depende de suas necessidades, dos recursos estimados e das potenciais linhas de crédito. Se você está começando, o aluguel vai economizar dinheiro na frente. No entanto, se você planeja ficar na mesma área por vários anos, comprar um imóvel lhe dará mais flexibilidade e controle sobre onde você atua.


Olha o que aconteceu nesse projeto de clínica: realizamos a obra e apenas um ano depois o proprietário se viu diante da oportunidade de finalmente comprar a sala ao lado. Como já existia a expectativa de um dia conseguir concluir a negociação, o projeto inicial já havia sido preparado para a possível ampliação: mais dois novos consultórios construídos sem interferência alguma no funcionamento da clínica.


Ao avaliar a sua atuação você pode chegar a conclusão que espaços de coworking são uma boa opção. Escritórios compartilhados oferecem uma economia de custos em comparação com escritórios particulares: você pode ter só uma estação de trabalho e tem disponível salas de reunião para atender seus clientes, além de algumas comodidades que variam de acordo com o plano contratado. Eles também permitem que você trabalhe com outras pessoas que compartilham objetivos semelhantes aos seus e estimula a construção de um networking.


 

#3 . Localização: pesquise as leis de zoneamento local


Por fim, a localização é importante na hora de escolher onde implantar o seu negócio. Não se trata apenas de onde você quer trabalhar, mas também do tipo de imagem que você quer construir para o seu público. Você precisa considerar coisas como o edifício que será implantado (local, fachada, manutenção do condomínio, etc), se há tráfego de pedestres suficiente, que tipo de leis de zoneamento existem e que tipo de licenças de construção serão necessárias. Se você está procurando um lugar com muitos clientes em potencial, pode escolher uma área com alta densidade populacional, por exemplo. Se já tem um público definido e que simplesmente vai até você, isso já não é importante.


Existem duas opções principais de onde você pode estabelecer para um imóvel: em um edifício corporativo ou no comércio local. Um edifício corporativo fornecem mais privacidade e segurança, além de muitas vezes, menos custos de manutenção. No entanto, o comércio local normalmente oferece melhor visibilidade e acesso aos clientes. Mais uma vez: tudo depende do tipo de negócio, público e imagem a ser construída.


Muito cuidado com as leis de zoneamento que variam de acordo com a cidade e o estado. Você deve verificar com o governo local para ver quais regras se aplicam à sua área. Em Brasília, existem limitações de atividades que nem sempre são óbvias: um escritório de advocacia pode ser implantado em determinada área residencial, mas um estúdio de treinamento funcional, não. Existem edifícios reservados exclusivamente para clínicas e laboratórios e edifícios corporativos no setor hoteleiro. É necessário muita pesquisa e conversa para não errar.


Entenda que cada decisão cria um novo ponto de contato com o cliente e acaba por influenciar o peso de cada escolha.

Contratar uma consultoria específica para analisar os objetivos e desafios do empreendimento, desde fatores funcionais, comportamentais e sociais até a viabilidade financeira pode ser um bom recurso: você economiza tempo, é mais assertivo na escolha e não perde dinheiro. Ou você também pode simplesmente contar com a ajuda de um bom corretor imobiliário para encontrar o local ideal para o seu negócio. Eles também poderão aconselhá-lo sobre os regulamentos de zoneamento e outros requisitos e a escolha pode ser validada por um bom arquiteto.


 



16 visualizações

Comments


bottom of page